A meta da Psicoterapia é ajudar a pessoa a ser mais feliz e encontrar um sentido para a vida. Não há necessidade de se ter problemas descomunais, basta sentir-se infeliz, deprimido, impotente (sexual, afetiva ou profissionalmente).
O processo terapêutico é indicado para crianças que apresentam dificuldades escolares, obesidade, insônia, irritabilidade, medos e outros desconfortos. Pode ser indicado para adolescentes com problemas de auto-estima, dependência química, dificuldade de relacionamento etc. Em adultos, a terapia pode ajudar em problemas como pânico, ansiedade, stress, obesidade, ou simplesmente como auxílio aos que procuram melhorar sua qualidade de vida.
Decidir iniciar uma terapia é um passo de extrema importância. Na verdade, quem toma esta decisão já deu o início ao processo terapêutico. Se o obstáculo for o custo, isto não deve ser encarado como um problema insolúvel. Sempre há a possibilidade de se discutir o assunto na primeira entrevista, de forma que o terapeuta e o cliente cheguem juntos a um valor conveniente para ambos. Muitos convênios também oferecem esse atendimento.
Há aqueles que adiam o início de uma terapia por medo de uma longa duração deste processo. O tratamento, no entanto, será mais curto nas chamadas terapias breves.
Sônia Natividade Arruda
Psicóloga clínica
Rua Euclides da Cunha 248 – fone (13)3321-9651
foto: Mª Eugênia Guimarães, em http://farm2.static.flickr.com/1315/1430452868_89f6a4ed44.jpg
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Artigo - Terapia para quê?
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
17:31
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário