Aos 59 anos, 27 deles na Pompéia, casado com dona Léa, pai do Aarão, André e Felipe, um dos mais ilustres moradores do bairro é, sem dúvida, o ex-jogador profissional Manoel Maria, de tantas glórias com o Santos e a Seleção Brasileira. Uma lição de vida. Confira.
Qual foi o seu período no Santos FC?
Manoel Maria: Fui convocado para a Seleção Brasileira Pré Olímpica, em 1968. O Santos me contratou depois do campeonato sulamericano, que foi realizado em Bogotá, na Colômbia.
Qual sua principal glória no futebol?
Manoel Maria: Ter jogado no Santos e ter servido à Seleção Brasileira disputando uma Olimpíada.
Quais seus principais títulos?
Manoel Maria: Tri-campeão paulista, pelo Santos, Campeão sulamericano pela Seleção sub-20, Campeão dos Campeões do Mundo pela Recopa, Campeão da Taça Roberto Gomes Pedrosa, Torneio Octagonal do Chile, Taça de Prata, entre outros...
Como o futebol e o Santos influenciaram em sua vida?
Manoel Maria: O futebol corre em minhas veias, sou feliz e me sinto realizado por Deus ter me dado a oportunidade de jogar no melhor time do mundo ao lado do maior jogador do Planeta, Pelé.
O que mudou no futebol? O estilo, a forma de jogar?
Manoel Maria: O futebol evoluiu muito nos aspectos táticos e físicos. Quanto à forma de jogar, não se fazem mais jogadores como antes, no Brasil. Temos a ginga, a malícia e sempre surgem novos talentos. Pena que nos levam precocemente.
O homem Manoel Maria sonha com o que?
Manoel Maria: Com a Paz no mundo e que as pessoas se amem mais.
Vai ser bom ter a Copa do Mundo no Brasil?
Manoel Maria: Sim, pois vai gerar empregos, o povo brasileiro vai ter a oportunidade de ver a nossa Seleção e o mundo, conhecer a beleza do Brasil.
O que o sr. acha do bairro?
Manoel Maria: Muito bom. O melhor de Santos.
O sr. conhece o trabalho desenvolvido pela SMBP?
Manoel Maria: Acompanho pelo jornal suas atividades e acho que é muito sério. O bairro merece pessoas assim, que cuidam e o preservam. (Foto: santos.globo.com)
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Entrevista: Manoel Maria abre o coração
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
18:49
0
comentários
Transtornos da alimentação na infância e adolescência
Cada vez mais os meios de comunicação trazem à cena a discussão sobre os transtornos da alimentação, suas causas e conseqüências. Porém, a forma como o tema vem sendo abordado por jornais, revistas e pela TV tem resultado na banalização de um assunto que precisa ser tratado com mais cuidado.
O foco desta discussão anteriormente dirigido para os adultos, hoje está orientado também para crianças e adolescentes, pois, pesquisas recentes identificam um sensível aumento de crianças e adolescentes com problemas de excesso de peso.
Embora a obesidade seja o transtorno alimentar mais evidente e conhecido, nos dias de hoje já nos acostumamos às notícias de mortes causadas pelo avanço da bulimia e anorexia, fatos até então pouco conhecidos e divulgados, o que mostra o quanto esse assunto é sério.
Na Baixada Santista, aproximadamente 60% das crianças e adolescentes apresentam um peso acima do limite considerado satisfatório para sua faixa etária, o que poderá resultar em adultos com sérios problemas de saúde.
Muito mais do que relacionados a uma alimentação inadequada e a falta ou excesso de atividades físicas, os distúrbios alimentares são resultantes de fatores emocionais e podem ser a expressão de conflitos psíquicos inconscientes. Por isso, devem ser entendidos e tratados individualmente, caso a caso, e não por meio de uma abordagem unificada e padronizada.
É importante que o paciente seja acompanhado por profissionais da área de saúde, médicos, nutricionistas e professores de educação física e que, por meio de um processo de psicanálise, busque identificar e tratar a origem do problema.
Maria Cristina Dalia
Psicanalista – Psicóloga CRP 06/44798-7
Rua Euclides da Cunha, 248 – Santos – Fone: (13) 3321-9651
Av. Moema, 622 – São Paulo – Fone: (11) 5052-3909
e-mail: mcdalia@argusplat.com.br
(Foto: www.senado.gov.br/jornal77/nutricao_infantil)
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
18:39
0
comentários
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Pe Walfran: A Pompéia é um bairro católico
Padre Walfran, 37 anos, está na Pompéia há dois anos e três meses, onde atua como vigário sacerdotal. Para ele, trata-se de um bairro eminentemente católico. Responsável pelo Sacramento do Batismo nesta Paróquia, celebra missas no quarto domingo de cada mês. Acompanha o trabalho da SMBP e acha importante o envolvimento das pessoas, num ambiente em que cada um se sinta responsável pelas questões do bairro. Confira os principais trechos da entrevista concedida ao Pompéia em Ação.
Desde quando o senhor atua na comunidade da Pompéia?
Sou de Sergipe e em 1975, com cinco anos, vim para São Vicente, onde fui criado. A última paróquia em que atuei como padre foi a de Nossa Senhora Auxiliadora, na área continental de São Vicente, local que conheço bastante. Vim para cá e estou fazendo esta experiência no bairro da Pompéia. É um bairro bom e tranqüilo. Fala-se da questão da carência zero, mas é bom observar que de vez em quando tem algumas carências, mas é bom, é tranqüilo. Outra questão legal é que percebo que é um bairro católico. É muita gente que participa das missas. Tem cinco missas no domingo, vem bastante gente, é uma comunidade que sinto que é católica e andando por ai o pessoal vai cumprimentando. O pessoal é muito ligado.De fato, fico muito mais na São Paulo Apóstolo (José Menino), e aqui há um revezamento. Vamos seguindo o calendário. Fixo, na Pompéia, eu estou no quarto domingo do mês, na missa das 7h30 e do meio dia. No quinto domingo muda tudo e é overdose de Pompéia, 9h30, seis da tarde e 7h30 da noite. A quinta-feira de manhã e a tarde é para batismo. Eu sou o responsável pelo Sacramento do Batismo, que são celebrados depois da missa de 9h30 da manhã, do quarto domingo.
O senhor tem conhecimento sobre o trabalho da SMBP?
Eu vejo o pessoal da Sociedade batalhando pela melhoria do bairro, eu acompanho de perto. A gente está muito ligado a esta questão e tenta traduzir para a religião para causar um bem-estar e uma esperança nesta questão social também.
O senhor já conhece o nosso informativo?
Sim. Acredito que seja bom porque a população em si não se conhece e é um meio de se conhecer e fazer também com que as pessoas possam se sentir úteis nas questões do bairro. Então, todos estão lutando por uma questão única. O informativo dá uma dimensão do que é o bairro da Pompéia.
O senhor tem uma opinião sobre como a SMBP pode colaborar com a Paróquia?
Sim. Colaborando no sentido de que a Paróquia atende principalmente as famílias carentes, não só no sentido financeiro, mas no sentido psíquico, de segurança... A Sociedade, dentro da comunidade católica, pode estar ajudando em trabalhos conjuntos. A gente tem, por exemplo, um diálogo excelente com o pessoal da Polícia, até em termos de oferecimento de trabalhos conjuntos. Tem sido muito bom para a comunidade estarmos bastante juntos.
O senhor tem conhecimento sobre o abaixo-assinado pela remodelação do cruzamento defronte à Paróquia?
A meta é evitar acidentes. A gente tem visto um perigo na frente da igreja, principalmente no começo ou saída de missa, principalmente para pessoas da terceira idade. Elas correm grande risco. O veículo, às vezes, freia em cima, e é claro que isso não é bom. A gente tem que ajudar e está ai o abaixo-assinado e estamos tentando mobilizar para esta questão, procurando conhecer o que a comunidade pensa sobre este assunto.
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
17:42
0
comentários
Artigo - Terapia para quê?
A meta da Psicoterapia é ajudar a pessoa a ser mais feliz e encontrar um sentido para a vida. Não há necessidade de se ter problemas descomunais, basta sentir-se infeliz, deprimido, impotente (sexual, afetiva ou profissionalmente).
O processo terapêutico é indicado para crianças que apresentam dificuldades escolares, obesidade, insônia, irritabilidade, medos e outros desconfortos. Pode ser indicado para adolescentes com problemas de auto-estima, dependência química, dificuldade de relacionamento etc. Em adultos, a terapia pode ajudar em problemas como pânico, ansiedade, stress, obesidade, ou simplesmente como auxílio aos que procuram melhorar sua qualidade de vida.
Decidir iniciar uma terapia é um passo de extrema importância. Na verdade, quem toma esta decisão já deu o início ao processo terapêutico. Se o obstáculo for o custo, isto não deve ser encarado como um problema insolúvel. Sempre há a possibilidade de se discutir o assunto na primeira entrevista, de forma que o terapeuta e o cliente cheguem juntos a um valor conveniente para ambos. Muitos convênios também oferecem esse atendimento.
Há aqueles que adiam o início de uma terapia por medo de uma longa duração deste processo. O tratamento, no entanto, será mais curto nas chamadas terapias breves.
Sônia Natividade Arruda
Psicóloga clínica
Rua Euclides da Cunha 248 – fone (13)3321-9651
foto: Mª Eugênia Guimarães, em http://farm2.static.flickr.com/1315/1430452868_89f6a4ed44.jpg
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
17:31
0
comentários
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
SMBP e Igreja realizaram Natal comunitário
22 de dezembro amanheceu em festa na Pompéia. Com o apoio da Igreja, estava para ser realizada a 1ª festa Beneficente, a cargo da Diretoria Feminina da Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia - SMBP. Por volta das 8 horas já começavam a se juntar as famílias, que seriam homenageadas. Dentro da quadra, a maior agitação, um corre-corre com os preparativos finais para que tudo fosse feito dentro de um clima de paz, amor e fraternidade.
Graças à participação ativa e o trabalho voluntário da Sociedade, onde se destacaram Marisa Louzada, Terezinha Durante e Elizabeth Biace, agora com o apoio da Porto Seguro, mais crianças saíram felizes com os presentes de Natal. E, havia até Papai Noel.A alegria foi embalada ao som do Grupo Musical da Pompéia, uma equipe de louvor e evangelismo liderada por Genésio, que executou temas natalinos, com participação destacada de Goreti, Denise, Claudete e Cléa. A benção das famílias foi ministrada pelo Diácono Isac, num espírito de muita fé e esperança.
A Diretoria Feminina contou com a participação de outros diretores da Sociedade, como Carlos Augusto (Meio Ambiente) e José Carlos de Almeida (presidente), que muito trabalharam.
Um destaque todo especial deve ser dado à entrega de cestas de Natal distribuídas pela Pastoral da Caridade, liderada por Hélio Ferreira de Souza, da Igreja da Pompéia.
A ação contou com a parceria com a Pastoral da Caridade, por meio de Odete de Castro Moreira de Souza, e com a organizadora e responsável pelo roupeiro de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Márcia da Quinta Mourão, que utilizando seus cadastramentos fez a distribuição de mais de uma centena de lindas sacolas de brinquedos, comprados e angariados, selecionados por idade e sexo e embrulhados com o maior carinho.O padre Baldan, por sua vez, merece todo o respeito. Tem como líderes pessoas do mais alto nível de espiritualidade e de companheirismo. Isto tornou o evento algo para ser lembrado por todo este ano. Também merecem agradecimento especial Hélio, Márcia e Odete. Todos saíram bem felizes e mais uma vez o relacionamento entre Sociedade e Igreja saiu fortalecido.
Em 2008, junte-se a nós você também. Queremos sua amizade e seu amor ao próximo, para ser compartilhado e espalhado pelo nosso querido bairro. Feliz Ano Novo a todos.
Diretoria Feminina da SMBP
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
17:51
0
comentários
Um Centro para Cura das Atitudes
No mundo conturbado em que vivemos, sentimos cada vez mais a necessidade de um suporte que nos ajude a manter a serenidade, a confiança e o amor. O Centro de Cura para as Atitudes (CCA) foi criado para que possamos escolher a paz ao invés do conflito e o amor em vez do medo.
Aprendemos que somos responsáveis por nossos pensamentos e sentimentos, abandonando o medo e a dor. Afirmamos também que não são os outros ou as circunstâncias que causam nossos conflitos e tensões, mas sim nossos próprios pensamentos, emoções e atitudes sobre as pessoas e os eventos.
Explorando e conhecendo melhor os nossos conflitos e medos, podemos curá-los. Nós oferecemos a você a oportunidade de participar do nosso grupo, no qual aplicamos e vivenciamos os 12 princípios do CCA.
O amor surge naturalmente quando nossos corações se unem.
Suzane Kossatz
Inscrições pelo telefone 3321-9651
Início do próximo grupo: Março de 2008
e-mail: SuzanneKossatz@uol.com.br
Postado por
Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia
às
14:05
0
comentários