quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Faça as pessoas sorrirem ao ver o seu desenho"

Lucas é o autor do nome "Pope" dado ao personagem criado por Denis Freitas para ser mascote do informativo Pompéia em Ação, órgão de divulgação da Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia-SMBP. Pela originalidade, ambos mereceram os parabéns da direção da entidade. O autor do nome tem apenas quatro anos e meio e estuda no jardim II, da escola Cristal Encantado, na rua Euclides da Cunha, ao lado da SMBP.


Esperto, Lucas participa de todas as festas da Sociedade. Bom garoto, recebeu muitos presentes no Natal. Solidário, às vezes, na companhia do irmão Matheus, ajuda a mãe a fazer um delicioso bolo de chocolate. Parabéns Lucas!

Veja a seguir a entrevista com o ilustrador Denis Freitas
Criador do Pope, mascote do Pompéia em Ação, que viverá histórias e aventuras, Denis Freitas desenha desde pequeno. Cursando o ultimo ano de publicidade, este santista de 21 anos, atuante e criativo, buscou no surfe a inspiração para o personagem. Veja trechos de uma entrevista.

Há quanto tempo desenha?
Desde pequeno. Dizem que antes dos quatro anos já desenhava (risos). Iniciei um curso de HQ (história em quadrinhos) no ano passado para aprimorar o meu traço e saber técnicas novas. Vi que só me dava bem desenhando quando estava fazendo os trabalhos no colégio, desde pequeno... Sempre sonhei em fazer uma revista em quadrinhos, sempre corri atrás disso e sempre diziam que eu tinha mesmo que correr atrás porque eu tinha o dom. Eu fui vendo que era para eu fazer isso mesmo! Quando lancei meu mangá (revista com estilo de desenho japonês), o Shadday, vi que isso era minha vida!

O seu traço tem inspiração em algum outro desenho?
Sim, o Street Fighter! Sou muito fã do traço de SF (jogo para videogame lançado em 1991). Para mim, o traço é o melhor que há, mescla o traço de mangá com o de HQ! Fale do Shadday...Tem bastante ação e aventura. A história se passa num período de misturas de tempos, do tipo Final Fantasy. A primeira edição de já está nas bancas (na Unisanta, na Banca Estátua, e outras, em Santos). A segunda edição já está em produção, com previsão de lançamento na AnimeDreams (feira), em São Paulo, em fevereiro.

O que você falaria para quem está iniciando no desenho?
Que eles nunca desistam e que se dediquem muito, que desenhem muito mesmo, treinem o traço todos os dias. Leiam muitas revistas em quadrinhos, assistam muito desenho animado de todos os tipos, pois sempre tem algo a se aprender com um desenho novo, mesmo que não seja o seu estilo de desenho. E que sempre busquem desenhistas melhores que eles e tentem superá-los. O esforço fará com que o seu desenho melhore cada vez mais! Mas, acima de tudo, faça sempre as pessoas sorrirem ao ver o seu desenho!

Planos para o futuro...
Pretendo noivar este ano, terminar a faculdade, ter uma sustentabilidade pós-faculdade e me casar por volta de 2010/2011. Profissionalmente eu pretendo melhorar cada vez mais no meu trabalho em A Tribuna, continuar lançando o meu mangá Shadday - de preferência com uma editora que eu ainda não tenho - e um dia chegar a desenhar Street Fighter para a Comics UDON!

Como foi o processo criativo com o mascote do jornal do bairro?
Pensei no estilo dos surfistas, que é um estilo até bem comum aqui em Santos, por causa da praia...

O que achou da iniciativa da escolha de um mascote?
Foi uma ótima idéia! Principalmente porque faz com que role (haja) um maior entrosamento do público com o jornal, ganhando até mesmo um público novo, que neste caso são as crianças. Até porque, crianças geralmente não são um target (faixa de público – linguagem publicitária) muito bom de jornal. Mas, com este concurso as crianças passam a querer ter o Pompéia em Ação por causa da participação delas na criação de um ícone (desenho, símbolo) do jornal. E com isso os pais destas crianças também lêem o jornal!

Nenhum comentário: