quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Comentário sobre ´Dietas para perda de peso`

Denomina-se obesidade uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde que trazem prejuízos ao indivíduo. Com certeza, a grande maioria das pessoas acima do peso já tentou uma infinidade de dietas que, por muitas vezes, não tiveram o final desejado.
A redução de peso em uma pessoa que está acima do peso por muito tempo deve ser gradual. Dietas muito radicais e extremamente restritivas devem ser desestimuladas por todos os profissionais da saúde. Este tipo de intervenção pode desencadear problemas sérios à saúde e tornar a perda de peso tão sonhada ainda mais difícil no futuro.

A intervenção nutricional para aquelas pessoas que têm como objetivo a redução de peso deve ser focada em “fazer o corpo funcionar” e não em apenas restringir calorias. O efeito sanfona causa um prejuízo muito grande ao organismo que desenvolve um mecanismo de defesa e reduz seu gasto de energia. Todo indivíduo mantém um gasto de energia em repouso, que varia de acordo com diversos fatores, como composição corporal, prática de atividade física, alimentação, hormônios etc.

Quando há uma restrição muito grande, esse gasto em repouso é reduzido na tentativa de o organismo poupar energia para alguma situação de estresse. Como conseqüência, quando acorrem os deslizes alimentares, o corpo que está “funcionando devagar” tem mais facilidade de armazenar gordura. Lembre-se: o ganho de peso se dá quando a ingestão é maior que o gasto de energia, ou seja; oferta maior que a procura.

Outro fator que influência o gasto de energia é a alimentação fracionada. Quando fazemos refeições a cada três ou quatro horas mantemos nosso organismo em funcionamento, gastando energia e não estimulamos a acúmulo de gordura. Mas lembre-se alimentação fracionada é comer em pequenos intervalos, quantidades reduzidas de alimentos.

No planejamento alimentar para redução de peso não podemos esquecer que a alimentação é uma fonte de prazer e de inclusão social. A grande maioria entre pessoas que estão acima do peso desenvolve uma relação interessante com os alimentos e com dietas extremamente restritivas e essa relação tende a ficar cada vez mais confusa. Como exemplo, podemos citar uma pessoa que está com um desejo muito grande de comer um pedaço de chocolate. Depois de uma semana de privação esse desejo se transforma em um bolo de chocolate inteiro, com muita cobertura!

Marianna Durante Unger - Nutricionista
Av. Bernardino de Campos 562, conj. 709. Fone (13)3239 8474

(foto:img.quebarato.com.br/photos/big/8/2/4ED82_1.jpg)

Nenhum comentário: