domingo, 8 de junho de 2008

A vida e a arte de dançar

Coreógrafa é a vice-campeã mundial 2007 em Grupo de Show


Letícia de Souza Campos Gazal, 29 anos, santista, mora no bairro da Pompéia com seus pais, Wanda e Fernando, desde seu segundo ano de vida. Professora, coreógrafa e responsável pela academia e grupo Engenharia da Dança, desde 1997, também divide seu tempo ministrando aulas no Clube de Regatas Saldanha da Gama.

“Moro há 27 anos neste bairro e não sairia daqui nunca. Acho um bairro familiar, tranqüilo e tenho tudo aqui, meu trabalho, a proximidade com a Igreja, a praia, bares, restaurantes e cabeleireiro, enfim, tudo. Acho importante o papel da SMB da Pompéia, que por meio do jornal Pompéia em Ação divulga o que acontece de importante no bairro e também valoriza as pessoas que moram aqui, e que de alguma forma contribuem com a cidade e o bairro”, disse Letícia ao Pompéia em Ação.

Campeã de vários festivais nacionais, em 2007 a moradora do bairro elevou internacionalmente o nome da cidade de Santos com a conquista do título de Vice-campeã Mundial na Modalidade “Grupo de Show”, em Gold Coast, na Austrália.
Letícia convive com a arte da dança e patinação desde pequena. Com 13 anos começou a auxiliar outras professoras em coreografias. Aos 16 já produzia os próprios espetáculos. No final de sua adolescência, aos 17, passou uma temporada nos EUA, onde aperfeiçoou a técnica em dança e patinação. Voltou ao Brasil e iniciou a faculdade de Engenharia da Computação. Ainda em 97, percebeu que não viveria sem a dança e decidiu abrir a própria academia, no bairro, onde está até hoje.

Predestinada, o primeiro evento social que produziu acabou se tornando um dos eventos locais mais importantes no mundo da moda, o Santos Fashion Show. Em prol da escola Estela Mares, foi para atender a um pedido de uma mãe, que a coreógrafa trabalhou na primeira edição do projeto, em 2000, no Tênis Clube. Este ano, será realizada em outubro a 8ª edição, no Mendes Convention Center. Trata-se de um desfile de modas performático, com dança, além da participação solidária de vários artistas como Daniel, Carlinhos de Jesus, Ana botafogo, entre outros.

Atualmente, o Santos Fashion Show beneficia mais duas entidades, a ASFAR - Associação de Família de Rotarianos de Santos e o Lar Espírita Mensageiros da Luz. “Este evento valorizou muito a cidade de Santos, pois é considerado o maior evento de modas da cidade’, comenta entusiasmada a coreógrafa.

Nenhum comentário: