segunda-feira, 30 de junho de 2008

A educadora Maria Lúcia Ferreira dos Santos

Por Adriana Piva

Dirigente Regional de Ensino de Santos desde 2003, é santista, moradora da Pompéia, casada e mãe de uma filha. Concluiu os cursos de Licenciatura Plena em Matemática, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos; o curso de Pedagogia na Faculdade Don Domenico, além do curso Gestão Educacional na Unicamp. Iniciou carreira em 1976, trabalhou como professora de Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries nas redes privada e pública. Ingressou na Educação Básica na Rede Estadual em 1981 e atuou como Gestora de Educação Infantil de 1988 a 1996. Foi Assistente Técnica Pedagógica na Diretoria de Ensino de Santos de 1996 a 1997. Até 2003 exerceu a função de vice-diretora da E.E Prof. Suetônio Bittencourt Jr, e em 2004 tornou-se Diretora de Escola da Rede Pública Estadual de Ensino.

Pompéia em Ação

A sra. está há quanto tempo na Educação?
Profa. Maria Lúcia - Desde 1976.
Pompéia em Ação - Como foi a sua carreira até aqui?
Profa. Maria Lúcia - Iniciei como professora de Educação Infantil e de 1ª a 4ª séries na Rede Particular e Municipal. Ingressei na Rede Estadual em 1981. De 1988 a 1996 assumi a Coordenação do Centro de Convivência Infantil, da DER Santos. De 1996 a 1997 exerci a função de Assistente Técnica Pedagógica na Diretoria de Ensino de Santos. De 1997 a 2003 fui Vice-Diretora e Diretora da EE Prof. Suetônio Bittencourt Jr. Em 2004 ingressei como Diretora de Escola da Rede Estadual de Ensino. Em 31/12/2003 fui designada Dirigente de Ensino da Região de Santos.
Pompéia em Ação - Nos últimos anos, a educação no Brasil vem melhorando?
Profa. Maria Lúcia - Sim, o Governo Federal tem investido bastante na Educação.
Pompéia em Ação - A política de educação é a mesma em nível estadual e federal?
Profa. Maria Lúcia - Sim. O Governo Estadual também está inserido no PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação -Todos pela Educação.
Pompéia em Ação - As pessoas entendem o que é educação continuada? Pode explicar?
Profa. Maria Lúcia - A Educação Continuada é exatamente a progressão do aluno, independente da série , ele cresce em aprendizagem, vencendo suas dificuldades, até concluir todas as etapas da educação básica.
Pompéia em Ação - Santos é bem servida em termos de unidades de ensino, professores e recursos?
Profa. Maria Lúcia - Sim. Temos uma rede pública estadual e municipal, que atende toda a demanda do ensino fundamental e médio. Não detectamos faltas de professores e os recursos são satisfatórios.
Pompéia em Ação - Como é hoje a relação entre a comunidade e a escola?
Profa. Maria Lúcia - Escola e Comunidade precisam caminhar juntas. Todos devem trabalhar pelo bem estar do aluno. A escola deve estar aberta as contribuições da comunidade e vice-versa.
Pompéia em Ação - A escola pública está formando bem o cidadão de amanhã?
Profa. Maria Lúcia - A escola pública forma o aluno para continuidade de estudos e a inserção no mercado de trabalho. Temos muitos exemplos de bons profissionais que concluíram os estudos na rede estadual, bons professores, advogados, jornalistas e etc.
Pompéia em Ação - Como é a sua relação com o bairro da Pompéia?
Profa. Maria Lúcia - Sou residente do bairro há dez anos, usufruindo tudo que o bairro proporciona, igreja, comércio, lazer e outros.
Pompéia em Ação - Conhece as ações da SMBP?
Profa. Maria Lúcia - Sim, conheço. Sinto muito orgulho desta cidade e do bairro onde moro. Acho Santos uma cidade com condições excelentes para uma boa qualidade de vida e em especial o bairro da Pompéia, que possui instituições educativas, atividades comerciais e de lazer essenciais para os munícipes.

Nenhum comentário: